Atletas escolares de todo país contam os dias para o Sul-Americano

20/11/2017
Atletas escolares de todo país contam os dias para o Sul-Americano

BRASÍLIA - Atletas brasileiros estão nos últimos preparativos para a 23ª edição dos Jogos Sul-americanos Escolares, que acontecerão de 02 a 10 de dezembro, em Cochabamba, na Bolívia. Dez diferentes modalidades representarão a amarelinha e estarão na disputa por medalhas. A competição envolve 11 países e mais de mil atletas entre 12 e 14 anos.

Convocados a partir dos resultados conquistados nos Jogos Escolares da Juventude, competição organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), os atletas, de 15 diferentes estados do país, disputarão modalidades individuais e coletivas. São elas: atletismo, atletismo PCD, natação, xadrez, tênis de mesa, handebol, voleibol, basquetebol, futsal e futebol.

A Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) é a entidade responsável pela delegação brasileira, que será composta por mais de 200 participantes, entre atletas, técnicos e comissão. O chefe adjunto da delegação, Rivaldo Silva, explica a organização que está sendo realizada para a participação no evento. “Estamos organizando há meses a participação do Brasil para que tudo saia dentro do programado e para que possamos fazer bonito em Cochabamba”, destacou Rivaldo.

Presidente em exercício da CBDE, Robson Aguiar reforça a importância da participação dos atletas brasileiros em uma competição internacional. “Tenho convicção de que o Brasil estará bem representado pelos atletas que irão compor a nossa delegação. Nós trabalhamos duro para que esse objetivo fosse alcançado e temos plena certeza de que a viagem, independentemente dos resultados, será importante no processo de desenvolvimento dos nossos jovens”, ressaltou.

Participação Brasileira

Na última vez em que esteve na competição, em 2015, o Brasil encerrou sua participação como campeão geral, saindo dos Jogos como grande potência desportiva escolar. No ano seguinte, em 2016, o Brasil não participou do torneio, realizado em Medelim, na Colômbia. Em 2017, o Brasil volta a participar da competição após convênio assinado entre a CBDE e o Ministério do Esporte, que garantiu a participação dos atletas escolares na competição.

Os Jogos Sul-Americanos Escolares

Realizado anualmente, os Jogos Sul-americanos Escolares têm o Conselho Sul-americano do Desporto Escolar (Consude) como realizador do evento.
A competição é a maior em nível sul-americano e contribui para o desenvolvimento esportivo, cultural e o intercâmbio entre os países participantes.


Departamento de Comunicação da CBDE
Coordenação: Jesus Filho
Texto: Raquel Rampon Medeiros
E-mail: imprensa.jesus@cbde.org.br
+ 55: 061 99136-0090 / + 55: 061 3967-7176
Endereço sede: SCN Quadra 01 - Ed. Central Park, Sala 108
Brasília/DF - CEP 70711-903

Outras notícias