Paraná e São Paulo são os campeões do Brasileiro Escolar de Basquete

14/03/2019
Paraná e São Paulo são os campeões do Brasileiro Escolar de Basquete

Brasília Casa cheia, nervos à flor da pele e a cada arremesso o troféu de campeão ficava mais próximo. Nesta quinta-feira (14), a capital federal se despediu do maior torneio escolar de basquete já realizado no Brasil, consagrando o Colégio Amorim, de São Paulo, com o masculino, e o Colégio Semeador, do Paraná, com o feminino, após ambos realizaram uma campanha invicta, como campeões da competição.

O primeiro jogo final foi o feminino entre São Paulo e Paraná. Embaladas com o último título nacional, as alunas do Colégio Amorim praticamente não erraram, mas a supremacia paranaense com arremessos de longa distância, aliada à individualidade técnica das jogadores acabou fazendo a diferença e sendo preponderante na vitória da equipe paranaense por 60 a 51.

O título inédito encheu de orgulho não só as jogadoras, mas também os alunos do colégio, familiares e todos que puderam assistir a uma partida de altíssimo nível em que o respeito predominou e a melhor equipe venceu na bola, fazendo um belo espetáculo de basquetebol.

Com o masculino o confronto foi entre São Paulo, também representado por alunos do Colégio Amorim e a equipe de Pernambuco, representada no torneio por alunos do Colégio Salesiano Sagrado Coração. Embora tenha do início ao fim corrido atrás do resultado apostando em explorar os ataques rápidos, a equipe pernambucana não conseguiu deter a rapidez e organização dos paulistas e com isso acabou vendo a chance do título ir embora com a derrota por 107 a 46.

Com a vitória, além do título brasileiro, São Paulo e Paraná automaticamente se credenciam para o Mundial Escolar de Basquete, evento realizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), que será realizado no início de abril na Grécia.

Campeões da Série Prata

O Centro Educacional, de Santa Catarina, enfrentou pela final da Série Prata o Colégio Sinodal Tiradentes, do Rio Grande do Sul, pelo feminino. Numa partida equilibrada definida nos minutos finais, a equipe catarinense venceu o jogo por 51 a 47 e com isso conquistou a medalha de ouro.

No masculino o confronto foi entre Santa Catarina e Rondônia. Os alunos do Instituto Estadual de Educação fizeram um jogo duríssimo contra a equipe da Escola Estadual Alvares de Azevedo. Explorando o passe ajustado e com uma marcação que impedia os avanços do ataque rondoniense, a equipe de Santa Catarina venceu o jogo por 72 a 58 garantindo assim o ouro na Série Prata.

Campeões da Série Bronze

Na decisão da Série Bronze a equipe composta por alunas do Instituto Batista de Roraima tinham uma árdua missão pela frente: enfrentar as donas da casa. Com o fator “torcida” ao lado e com um time de altíssimo nível, o Distrito Federal, representado por alunas do Colégio Marista não desperdiçou os arremessos e com isso venceu o confronto por 48 a 19. Com a vitória, levaram a medalha de ouro para a alegria da torcida que compareceu e não parou em nenhum momento de incentivá-las.

Já no masculino a disputa pelo ouro na Série Bronze foi entre o Colégio Batista, de Minas Gerais, contra os alunos do Colégio Estadual Frentino Sackser, do Paraná. Sufocando o ataque mineiro e com defesas ajustadas, o time paranaense a cada ida ao ataque não cometia erros facilitando assim sua vitória e a conquista do ouro ao vencer o jogo por 63 a 41.

Clique AQUI e confira a classificação geral, todos os resultados da competição, bem como quais foram as escolas que participaram do maior Campeonato Brasileiro Escolar de Basquete já realizado no Brasil.

Jesus Filho
Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira do Desporto Escolar
Informações: +55: 061 99136-0090 / +55: 061 3967-7176
E-mail: imprensa@cbde.org.br
Foto: Paulo Pestana
Endereço sede: Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12
Bloco F, Brasília - Distrito Federal

Outras notícias