Atleta revelado nas competições da CBDE é prata no Mundial de Karatê

05/11/2017
Atleta revelado nas competições da CBDE é prata no Mundial de Karatê

BRASÍLIA – O karateca sergipano André Simões Freire dos Santos conquistou mais uma importante marca em sua vitoriosa carreira no esporte. Além de pentacampeão brasileiro, tricampeão Sul-Americano e bicampeão Pan-Americano, aos 15 anos ele trouxe da Espanha a medalha de prata após participar do Campeonato Mundial de Karatê representando o Brasil na categoria cadete (14 e 15 anos), competição organizada pela Federação Mundial de Karatê (WKF), entidade filiada ao Comitê Olímpico Internacional (COI).

Único brasileiro a medalhar no evento que ocorreu entre os dias 25 e 29 de outubro, em Santa Cruz de Tenerife, na Espanha, se no tatame o seu rendimento é considerado acima da média na sala de aula o panorama é semelhante. Pelo menos é isso o que garante o técnico Alexandre de Moraes que falou sobre as habilidades do jovem fenômeno.

“A escola é a base para a formação de homens e mulheres e o esporte sempre deve caminhar com a educação lado a lado, pois essa junção é capaz de revelar prodígios como o André. Além de ser um aluno exemplar na escola, inclusive recebeu recentemente o título de vice-campeão do ensino médio em média geral, é um garoto dedicado, extremamente inteligente, educado e disciplinado”, revelou o treinador orgulhoso.

Ainda segundo Moraes, as conquistas de André Simões no karatê se devem ao incentivo que ele teve não só do pai, mas também do Desporto Escolar, já que a sua carreira se iniciou literalmente na escola.

“A inicialização dele no karatê começou aqui em Aracaju, nos jogos escolares. No início ele fazia sem pretensões de ser um campeão, mas com o passar do tempo foi tomando gosto pela coisa e o resultado está aí, para quem quiser ver”, contou.

Aluno do Colégio de Ciências Pura e Aplicada (CCPA), em Aracaju, cidade onde mora, Simões começou cedo no karatê por incentivo do pai que sempre procurou mantê-lo inserindo na prática esportiva. Mesmo sem imaginar que em alguns poucos anos se tornaria uma das principais promessas da modalidade no país, hoje as suas conquistas são realidade.

Em julho desse ano o karateca de Sergipe fez parte da delegação que representou o Brasil na 1ª edição do Combat Games, competição organizada pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF). Na ocasião ele conquistou no kata a medalha de prata.

Feliz com o resultado conquistado pelo karateca sergipano, o secretário do esporte e lazer de Sergipe, Antônio Hora Filho, fez questão de enaltecer a sua garra e determinação, bem como de parabenizá-lo por mais uma importante marca.

“Representar o Brasil em uma Competição Mundial é um privilégio que poucas pessoas ao longo da história tiveram. Tenho acompanhado a evolução do André Simões com o passar dos anos e eu não tenho dúvidas de que ele ainda nos dará muitas alegrias no esporte. Tudo isso é graças não só aos treinamentos, sua dedicação e disciplina, mas também a base familiar que ele tem. Se o pai não o tivesse incentivado lá atrás, o seu amor pelo karatê não teria sido despertado. Parabéns pela medalha e que ela seja apenas mais uma entre as várias que com certeza você conquistará na sua vida”, destacou.

De volta ao Brasil os treinamentos já começaram visando a seletiva nacional para a Gymnasiade, competição organizada pela ISF que será realizada no Marrocos em 2018. Satisfeito com o bom momento que vive no esporte, caso conquiste a vaga para representar o Brasil em mais uma competição internacional, medalhar em Marrakech passará a ser o seu próximo desafio.


Departamento de Comunicação da CBDE
Coordenação e texto: Jesus Filho
E-mail: imprensa.jesus@cbde.org.br
+ 55: 061 99136-0090 / + 55: 061 3967-7176
Endereço sede: SCN Quadra 01 - Ed. Central Park, Sala 108 Brasília/DF - CEP 70711-903




Outras notícias