Seletiva para a Gymnasiade promete movimentar o país em 2018

28/12/2017
Seletiva para a Gymnasiade promete movimentar o país em 2018

BRASÍLIA – Marcada para começar no próximo dia 22 de março, a seletiva nacional que definirá os atletas escolares que representarão o Brasil na Gymnasiade, em 2018, promete revelar fortes emoções. Maior competição escolar do planeta, o mundial será realizado pela primeira vez na cidade de Marrakech, no Marrocos, e deverá contar com a participação entusiasmada de milhares de pessoas dos mais variados cantos do mundo.

O Brasil fez bonito em Trabzon, na Turquia, na última edição do evento ocorrido em 2016. Além de ter participado com uma das maiores delegações, o Brasil se destacou por ter conquistado o primeiro lugar geral no quadro de medalhas, algo inédito na história da desporto escolar nacional.

Além da riqueza cultural e da chance de vestir a amarelinha em uma competição internacional, os competidores poderão voltar para casa com uma medalha na bagagem. Atuante no planejamento da seletiva que ocorrerá tanto no Rio de Janeiro, quanto em São Paulo, o presidente em exercício da CBDE, Robson Aguiar, disse que toda a estrutura para que o evento seja realizado em alto nível está sendo preparada. “Estamos trabalhando com o objetivo de disponibilizar o que tiver de melhor seja em infraestrutura, alimentação e instalações de competições para que os nossos atletas possam competir em alto nível”, disse.

Ainda segundo Aguiar, existe uma expectativa positiva em relação a participação brasileira em Marrakech, sobretudo em razão do resultado vitorioso de 2016. “O Brasil saiu da Turquia como campeão geral de medalhas na última Gymnasiade. É um resultado expressivo que nos coloca em um outro patamar. Porém sabemos que países competitivamente conhecidos por sua qualidade técnica nas mais diferentes modalidades estarão lá, mas iremos trabalhar para que a nossa delegação faça bonito e mantenha a nossa bandeira entre as principais potências mundiais”, destacou.

Pela primeira vez no continente americano, a Gymnasiade já ocorreu no Brasil, na cidade de Brasília, em 2013. À época, a competição reuniu diversas delegações do mundo inteiro que puderam, entre outras coisas, conhecer um pouco da nossa cultura podendo sentir a calorosa recepção dos brasileiros.

Desta vez, realizado no Marrocos, o evento promovido pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), deve movimentar o país que é tradicionalmente conhecido pela hospitalidade de seu povo, alta gastronomia e suas belezas naturais.


Departamento de Comunicação da CBDE
Coordenação e texto: Jesus Filho
E-mail: imprensa@cbde.org.br
+ 55: 061 99136-0090 / + 55: 061 3967-7176
Endereço sede: SCN Quadra 01 - Ed. Central Park, Sala 108
Brasília/DF - CEP 70711-903

Outras notícias