A histórica conquista das gêmeas brasileiras do Judô

08/05/2018
A histórica conquista das gêmeas brasileiras do Judô

MARRAKESH - Diz a sabedoria popular que, família que luta unida permanece unida. Na vida real, isso acontece com as gêmeas Thayna e Thayane de Oliveira, 16 anos, medalhas de ouro no judô categorias 58 kg e 57 kg, respectivamente. Em seu estado no Paraná, as gêmeas já eram celebridade pelas grandes conquistas no esporte. Mas foi na Gymnasiade, em Marrakesh, que elas ganharam fama internacional e passaram a ser requisitadas para fotos, sessões de autógrafos e entrevistas.

Pelo ineditismo do fato, gêmeas ganharem medalhas de ouro, elas passaram a ser o foco das atenções na Vila Olímpica em Marrakesh, onde se concentravam os atletas nas horas de lazer para trocar experiência e intensificar o intercâmbio cultural. Eram cortejadas pelos colegas de outros países, cada um querendo saber um pouco da história de vida da gêmeas campeãs do judô.

Em uma coisa as duas têm o mesmo pensamento. Tanto Thayná quanto Thayane não esqueceram de destacar e agradecer à família pelas conquistas, especialmente ao pai, que é o treinador das duas e cobra muito das judocas, dentro e fora dos tatames.

- Não deixa de ser uma experiência gratificante ganharmos nosso primeiro mundial juntas. Uma felicidade e tanto porque eu fui campeã e vê-la ser campeã também é uma alegria muito grande. Ela sempre batalhou e sei que está muito feliz, assim como eu também estou pela conquista inédita. Nós merecemos viver esse momento, disse a mais experiente Thayane.

Para Thayná, a conquista foi mais do que um título, foi uma afirmação como atleta de grande futuro, que pode chegar a uma olimpíada. “Eu sempre tive o sonho de ser campeã ao lado dela (a irmã) fora do pais. E agora conseguimos ser campeãs juntas. A gente treinou muito. Tenho que agradecer muito ao meu pai porque ele é a primeira pessoa a cobrar da gente o alto índice de perfeição. Agradeço também à minha mãe, aos meus senseis e aos colegas de treinamento. A ajuda da família foi muito importante. E tudo valeu a pena no final”, comemorou a campeã Thayná.

Departamento de Comunicação da CBDE
Jornalista responsável e foto: Jesus Filho
Coordenação de Imprensa da Gymnasiade: Raquel Rampon
Texto e fotos: Givaldo Batista
E-mail: imprensa@cbde.org.br
+ 55: 061 99136-0090 / + 55: 061 3967-7176
Endereço sede: SCN Quadra 01 - Ed. Central Park, Sala 108
Brasília/DF - CEP 70711-903

Outras notícias