Estreia do Brasil no Mundial Escolar de Basquete 3x3 tem sabor de vitória

25/06/2018
Estreia do Brasil no Mundial Escolar de Basquete 3x3 tem sabor de vitória

BELGRADO - O Brasil começou neste domingo (24) a sua participação no Mundial Escolar de Basquete 3x3. O evento conta com a presença de vários países que lutam por uma posição de destaque na competição. Mas antes da bola quicar, comandada pelo brasileiro Robson Aguiar, eleito 1º vice-presidente da Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), a reunião técnica definiu, através de sorteio, a composição dos grupos que compõem o torneio.

Pelo masculino, o Brasil caiu como cabeça de chave no “Grupo B”, seguido por Rússia, Irã, França, Latvia, Macedônia e China. Já pelo feminino, a equipe brasileira foi sorteada no “Grupo D”, composto pela Bélgica, Turquia, Georgia, Inglaterra e Croácia.

Pelo regulamento da competição, nessa primeira fase os quatro melhores de cada grupo se classificam e o ontem o Brasil estreou com sabor de vitória.

Os confrontos

As meninas do Brasil começaram bem no torneio vencendo a Georgia por 21 a 6. Com uma postura mais ofensiva durante toda a partida, o time soube neutralizar os ações das adversárias conquistando a primeira vitória na competição. Mas, em seguida, ao enfrentar a Inglaterra, favorita do grupo, o Brasil não conseguiu segurar a hegemonia inglesa e acabou perdendo por 14 a 7. Durante a partida, as inglesas sufocaram a defesa brasileira com ataques ajustados fazendo com que o time se desequilibrasse e acabasse tendo a sua primeira derrota no torneio.

A última partida feminina do Brasil no dia foi contra a Croácia. O jogo taticamente foi lá e cá com pontos importantes das duas equipes. No fim do confronto, a ala armadora, Keila Araújo, arriscou uma bola de fora da área garantindo o empate que colocou o Brasil na prorrogação. Mas uma desatenção da defesa brasileira fez com que a Croácia aproveitasse o momento e, em uma cesta de dois pontos, garantisse a vitória croata por 9 a 7.

O último jogo do dia foi o da estreia masculina na competição. Em uma partida bonita de assistir, o Brasil enfrentou a temida Rússia que começou o jogo com uma vantagem de quatro pontos. Mas o time brasileiro buscou o resultado, se reorganizou taticamente e com isso conseguiu terminar a partida, no tempo regulamentar, com um empate que teve gosto de vitória. Na prorrogação, com o placar em 10 a 10, intimidada pelo Brasil, a Rússia sentiu a pressão verde e amarela, mas em uma bola chorada de fora da área que rodou no aro antes de cair, os russos acabaram vencendo o jogo por 12 a 10.

Nesta segunda-feira (25), sete jogos irão definir a primeira fase do torneio. Veja abaixo os confrontos, horários e não deixe de torcer pelo Brasil.

Masculino


6h40 - Brasil x Irã
8h - Brasil x Latvia
10h - Brasil x China
11h20 - Brasil x França
12h40 - Brasil x Macedônia

Feminino


8h20 - Brasil x Bélgica
10h20 - Brasil x Turquia

As partidas do Brasil disputadas no Mundial Escolar de Basquete 3x3 serão transmitidas “ao vivo”, através da fanpage oficial da CBDE no facebook.

Departamento de Comunicação da CBDE
Jornalista responsável: Jesus Filho
Foto: ISF/divulgação
E-mail: imprensa@cbde.org.br
+ 55: 061 99136-0090 / + 55: 061 3967-7176
Endereço sede: SCN Quadra 01 - Ed. Central Park, Sala 108
Brasília/DF - CEP 70711-903

Outras notícias