Mundial 3x3: Oitavas de final terá dobradinha brasileira em Belgrado

26/06/2018
Mundial 3x3: Oitavas de final terá dobradinha brasileira em Belgrado

BELGRADO - Formado por atletas do tradicional Colégio Amorim, de São Paulo, o time brasileiro que disputa uma medalha no Mundial Escolar de Basquete 3x3, na cidade de Belgrado, na Sérvia, teve que suar a camisa para conquistar a classificação para as oitavas de final do torneio.

A equipe feminina do Brasil venceu os dois confrontos que disputou ao longo dia garantindo assim a vaga. O primeiro jogo foi contra a Bélgica que embora seja um time tecnicamente ajustado, durante a partida cometeu erros bobos que facilitaram a vitória brasileira por 21 a 7.

Em seguida foi a vez da Turquia que parece ter entrado desanimada no jogo. Com isso, o time brasileiro teve inteligência para passar as bolas neutralizando o ataque turco. Com um rebote que funcionou, a equipe venceu o jogo por 18 a 6 e com isso garantiu a vaga na próxima fase.

Com esses resultados, o Brasil passou em terceiro lugar no grupo B, e enfrentará a República Tcheca na manhã desta quarta-feira (27) pelas oitavas de final do Mundial. Se passar, a equipe brasileira avançará às quartas garantindo assim uma posição de destaque no torneio.

A equipe masculina não teve uma vida fácil no segundo dia de confrontos. Com o nível técnico acima do que se esperava, o Brasil teve que superar seus próprios limites para conquistar não só o resultado positivo, como também a vaga nas oitavas de final.

O primeiro jogo masculino foi contra o Irã. O time brasileiro começou vencendo, mas a equipe iraniana explorou os arremessos de dois pontos e com isso, sem reação, o Brasil acabou vendo escapar uma vitória que parecia praticamente garantida. Com erros de marcação e indeciso nas finalizações, a equipe brasileira acabou perdendo o jogo por 18 a 14.

Precisando vencer para continuar vivo no Mundial, o Brasil enfrentou em seu segundo confronto do dia, uma das principais equipes da competição: a Letônia. Como era previsto em razão da qualidade técnica acentuada dos europeus, a equipe brasileira até tentou esboçar uma reação, mas a supremacia da Letônia acabou fazendo a diferença garantindo a vitória do time letão por 22 a 9 antes de terminar o tempo regulamentar.

Com mais três jogos pela frente, a classificação da equipe masculina do Brasil a cada derrota ficava mais distante. Foi então que a equipe mudou a postura contra a China, seu próximo adversário, e acabou vencendo o jogo por 12 a 9. Em seguida foi a vez da França que tecnicamente não apresentou um basquete de alto nível, mas teve que suar a camisa para vencer o Brasil.

Com a quadra lotada, o time brasileiro brigava com a França ponto a ponto, até que por um deslize da arbitragem que não marcou uma falta acintosa do time francês a favor do Brasil, infelizmente o tempo acabou e a França venceu o jogo, empurrada por sua torcida, por 13 a 12.

Praticamente desclassificado da próxima fase, o Brasil precisava torcer para que a China vencesse, contra todos os prognósticos, a Macedônia. E sem que ninguém acreditasse que isso fosse possível, nem mesmo os brasileiros, a China ganhou o jogo e reacendeu a esperança do Brasil de avançar para a próxima fase.

Mas para passar, o time masculino precisava vencer o confronto direto contra a Macedônia, torcendo para que a França vencesse o Irã. Com uma pegada mais ofensiva, aproveitando os rebotes e contando com as cestas acertadas do ala, Emanuel, o Brasil conseguiu vencer o jogo sem dificuldades por 22 a 15 e com isso, após a confirmação da vitória da França sobre o Irã, conquistou a vaga para as oitavas de final do torneio.

O próximo confronto do Brasil no “mata a mata” das oitavas, será contra a Sérvia, amanhã, às 6h40, horário de Brasília. Tanto essa, quanto a partida do feminino contra a República Tcheca, serão transmitidas “AO VIVO” através da fanpage oficial da CBDE no facebook.

Departamento de Comunicação da CBDE
Jornalista responsável: Jesus Filho
Foto: CBDE/divulgação
E-mail: imprensa@cbde.org.br
+ 55: 061 99136-0090 / + 55: 061 3967-7176
Endereço sede: SCN Quadra 01 - Ed. Central Park, Sala 108
Brasília/DF - CEP 70711-903

Outras notícias