Basquete 3x3: Com boa colocação do Brasil, times europeus vencem o Mundial

29/06/2018
Basquete 3x3: Com boa colocação do Brasil, times europeus vencem o Mundial

BELGRADO - Chegou ao fim na tarde desta quinta-feira (28) mais uma edição do Mundial Escolar de Basquete 3x3. O evento reuniu 29 países de várias partes do mundo em Belgrado, capital da Sérvia ao longo desta semana. Composta por alunos do Colégio Amorim, de São Paulo, que venceram a etapa nacional realizada no início do mês, no município de Simões Filho, na Bahia, a equipe brasileira se despede da Europa com um saldo positivo em sua participação.

Chefe da missão Belgrado, o professor Ari Souza, presidente da Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE), ressaltou o legado pedagógico que fica na vida desses jovens ao terem a oportunidade de participarem de um campeonato mundial. Ainda segundo o ex-atleta, independente do resultado os brasileiros retornam pra casa com a bagagem cheia de conhecimento.

- Foi uma experiência fantástica ter tido a chance de conduzir a delegação do Brasil aqui em Belgrado. O esporte é o único segmento em que podemos viver algo nessas proporções. Acredito que a nossa delegação cumpriu o seu papel e retorna pra casa ainda mais convicta de que esporte e educação precisam caminhar lado a lado. Foi uma semana intensa de aprendizado, novas amizades e muito trabalho. Agora vamos nos preparar para o retorno pedindo a Deus que tudo caminhe conforme o planejado - destacou.

Na classificação geral, o Brasil ocupou a 16ª posição com o masculino, e a 10ª, com o feminino, resultado que agradou o técnico brasileiro, Márcio Izidro, que chamou atenção para um detalhe peculiar.

- O basquete de uma maneira geral na Europa possui um nível técnico alto. Nós sabíamos disso. Porém uma curiosidade é que os dois times que fizeram a final no masculino, Rússia e Franca, passaram por nós com a diferença de 1 ponto. Isso só nos motiva a voltarmos ao Brasil e trabalharmos cada vez mais em busca da excelência. Pode ter certeza que na próxima, passando pela etapa nacional, iremos conquistar uma posição melhor no Mundial - Contou.

Promovida pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), a competição foi chefiada pelo brasileiro Robson Aguiar, 1º vice-presidente do órgão e presidente em exercício da CBDE. Satisfeito com o que viu, Aguiar elogiou a garra do Brasil nos jogos que disputou, mas endossou a supremacia europeia nessa modalidade. Para o dirigente, embora o time brasileiro fosse competitivo, a Europa é uma escola tradicional no 3x3, mas independente disso o "time do Amorim" é vencedor por ter conseguido chegar até aqui.

Resultados Finais

Masculino

Ouro: Rússia
Prata: França
Bronze: Inglaterra
16º lugar - Brasil

Feminino

Ouro: Inglaterra
Prata: Sérvia
Bronze: Chinese Taipei
10º lugar - Brasil

A viagem de retorno da delegação do Brasil começa hoje. A chegada ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, está prevista para a tarde deste sábado (30).


Departamento de Comunicação da CBDE
Jornalista responsável: Jesus Filho
Foto: CBDE/divulgação
E-mail: imprensa@cbde.org.br
+ 55: 061 99136-0090 / + 55: 061 3967-7176
Endereço sede: SCN Quadra 01 - Ed. Central Park, Sala 108
Brasília/DF - CEP 70711-903

Outras notícias