Brasil fica próximo de vencer o Campeonato Sul-Americano Escolar do Peru

06/12/2018
Brasil fica próximo de vencer o Campeonato Sul-Americano Escolar do Peru

Arequipa - O Brasil deve sair de Arequipa como o grande campeão dos XXIV Jogos Sul-Americanos Escolares de 2018. O país que iniciou a competição se destacando nos esportes coletivos, brigando pela classificação para as finais em todas as modalidades, passa a ser o maior ganhador de medalhas nos esportes individuais.

Nesta quarta-feira 5, o atletismo encheu os olhos de quem compareceu ao Estádio Umacolloy e ao Colégio Militar, locais de disputas da modalidade. Foram ao todo 14 medalhas, sendo duas de ouro, sete de prata e cinco de bronze. Destaques para a medalha de ouro conquistada por Julia Barbosa no lançamento de disco feminino e para Thiago Resende Ornelas nos 100 metros com barreira, com o tempo de 13s66.

No tênis de mesa, o Brasil foi campeão na dupla feminina com Wanessa Su Wu e Melissa Yuri Arakaki. No masculino, Joon Shim e Luigi Yamane ficaram com a prata.

Ainda nos esportes individuais, o Brasil foi o grande destaque no judô e na natação. Os judocas brasileiros conquistaram 47 vitórias, com 42 ipons, três wazaris e um hansokumake. Transformando essas vitórias em medalhas, foram 15 ao todo, sendo 13 de ouro e duas de prata. O Brasil ainda compete nesta quinta-feira 6, no judô individual, podendo conquistar ainda igual número de medalhas. Deve conquistar algumas medalhas também no xadrez.

Nos esportes coletivos, a participação do Brasil tem sido também destacada e o país já está nas finais de algumas modalidades. Em outras, disputa as semifinais.

No futsal feminino por exemplo, a vaga para a final foi garantida com a vitória de 3 a 2 contra o Paraguai. O futsal masculino se classificou para a semifinal ao golear a seleção do Suriname por 4 a 0 e nesta quinta-feira 6, disputa com a Bolívia o direito de ir à grande final.

O basquete feminino já está na final e nesta quinta-feira cumpre tabela contra o Peru, mesmo adversário da equipe masculina, que ainda briga pela vaga. O handebol masculino enfrenta nesta quinta-feira a seleção do Peru. Se vencer, estará classificada, enquanto as meninas não reúnem mais condições de classificação e se despedem contra o Paraguai.

As emoções finais estão reservadas para a sexta-feira 7, encerramento da competição, com a realização das grandes decisões. As de futsal acontecem no Coliseo Cerrado Arequipa, antecedendo a cerimônia de encerramento.

E assim, os XXIV Jogos Sul-Americanos Escolares vão chegando ao seu final, já deixando saudades em seus participantes e a expectativa do país sede da próxima competição, que será conhecido e terá o seu nome divulgado na solenidade de encerramento no próximo sábado 8 de dezembro.

Departamento de Comunicação da CBDE
Jornalista responsável: Jesus Filho
Texto: Givaldo Batista
Foto: Rafael Brais/ME
E-mail: imprensa@cbde.org.br
+ 55: 061 99136-0090 / + 55: 061 3967-7176
Endereço sede: Setor Bancário Norte, Quadra 2,
Lote 12, Bloco F, Brasília - Distrito Federal

Outras notícias