
Mas antes de conquistar a vaga, quatro times lutaram bravamente até chegarem a decisão da etapa nacional que desde a última sexta-feira (08), acontece em Brasília atraindo centenas de estudantes de todas as partes do país em mais um evento que comprova o momento importante em que vive o Desporto Escolar hoje.
Na manhã desta quarta (12), pelo feminino, São Paulo e Mato Grosso fizeram um jogo bonito de assistir em que a superação do time mato-grossense até tentou, mas não foi capaz de deter o favoritismo da atual campeã do Brasil. Embaladas com o último título e com a possibilidade de irem a mais uma competição internacional, as alunas do Colégio Amorim, de São Paulo, respeitaram as atletas da Escola Estadual 13 de Maio, do Mato Grosso, mas na quadra a supremacia paulista fez com que o placar de 87 a 25, classificasse para mais uma final o time paulista.
Na outra semi, ainda pelo feminino, Paraná e Pernambuco iniciaram uma disputa equilibrada. As duas escolas entraram em quadra com a certeza de que aquele seria o jogo mais importante da competição até aqui e fizeram um espetáculo que justificou a classificação das duas para a semifinal do torneio. Mas com a vitória de 63 a 44 do Paraná, não deu para Pernambuco que luta hoje pelo bronze enfrentando a competitiva equipe do Mato Grosso.
Com a vitória, o Paraná disputa com São Paulo a final da Série Ouro do Brasileiro Escolar de Basquete Feminino. Quem vencer, além do título nacional, conquista também a vaga para representar o Brasil no Mundial da modalidade. Felicidade que não diminui a expectativa para o confronto de hoje, já que as duas equipes optaram pelo descanso e de uma boa conversa com os técnicos antes do ‘grande dia’.
Pelo masculino a história se repetiu. O Colégio Amorim, de São Paulo, venceu os alunos do Mato Grosso do Sul, da Fundação Lowtons de Educação e Cultura Colégio Raul Sans de Matos por 96 a 34 e com isso garantiram a vaga na decisão da Série Ouro. No outro confronto entre Goiás e Pernambuco, os atletas do Colégio Salesiano Sagrado Coração venceram por 74 a 41 os alunos do Colégio Estadual Costa e Silva, e com isso garantiram a vaga na decisão contra São Paulo para a equipe pernambucana.
Pela Série Prata o Rio Grande do Sul, pelo feminino, enfrenta Santa Catarina brigando pela medalha de ouro. Já no masculino, Santa Catarina e Rondônia fazem a disputa. Já pela Série Bronze, Roraima e Distrito Federal disputam o ouro pelo feminino, enquanto no masculino, Minas Gerais e Paraná duelam em busca da medalha.
Clique AQUI e acompanhe os últimos resultados, bem como os horários dos jogos, classificação e todas as informações atualizadas do Brasileiro Escolar de Basquete. O evento é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Federação Regional do Desporto Escolar do Distrito Federal e Entorno (FRDE-DF). A etapa nacional garante aos vencedores além do título brasileiro, a vaga no Mundial ISF da modalidade.
Jesus Filho
Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira do Desporto Escolar
Informações: +55: 061 99136-0090 / +55: 061 3967-7176
E-mail: imprensa@cbde.org.br
Foto: Paulo Pestana
Endereço sede: Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12
Bloco F, Brasília – Distrito Federal