Por: Jesus Filho
Brasília – Terminou neste domingo (24), o maior Seminário Nacional voltado para o Desporto Escolar já realizado no país. Proposta pedagógica da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), estimulada todos os anos, o evento reuniu convidados de todas as partes do país em um espaço democrático de ideias, interatividade e muita criatividade.
Durante os dias de palestras com personalidades nacionais e internacionais, o público teve a chance de atualizar os conhecimentos sobre um tema que afeta milhares de adolescentes no país, afinal de contas é na base que o desenvolvimento do esporte acontece.
Ao todo, treze palestrantes conduziram os assuntos ao longo do encontro. Além deles, o presidente da CBDE, Antônio Hora Filho, que durante todo o seminário fez questão não só de participar e cumprimentar cada convidado, como também de estimular os que fazem o esporte brasileiro a acreditarem cada vez mais no escolar, pois segundo Hora Filho, um país com mais esporte e educação, sempre será uma nação com mais oportunidades e menos desigualdade.
Mas o término do fórum deixou muitos participantes com um gostinho de quero mais. Vice-presidente da Federação Capixaba do Desporto Escolar (FECADE), Ronaldo Mangueira falou sobre sua participação no evento.
– Sem dúvidas é uma oportunidade ímpar para nós que diariamente atuamos no esporte. Parabenizo a CBDE não só pela inteligente escolha dos convidados palestrantes, como também, dos temas que foram expostos.
Diretor de uma escola pública da capital sul-mato-grossense, o ex-atleta de judô e atual presidente da Federação de Esporte Escolar do Mato Grosso do Sul (FEEMS), Marcos
Aguilera, destacou o intercâmbio de ideias oferecido durante o seminário.
– Foram dias de muito estudo e aprendizado. Cada tema agregou algum valor para nós, gestores e educadores que atuamos no esporte. O seminário encerra com chave de ouro os eventos realizados pela CBDE neste importante ano de 2019, abrindo possibilidades para que, em 2020, possamos crescer cada vez mais.
A novidade desta edição foi a participação de representantes de entidades do Desporto Sul-americano que trouxeram ao Brasil um olhar diferenciado sobre o segmento. Entre eles, o argentino Leonardo Trancoso que durante sua palestra falou sobre as ações que são realizadas em seu país para estimular o esporte nas escolas.
Pela primeira vez em um evento da CBDE, o americano Roger Goudy (foto) revelou estar “encantado” com o que viu. Presidente Continental das Américas da Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), o professor era só alegria em sua passagem pelo Brasil. Bem à vontade, Goudy falou sobre sua experiência acadêmica e elogiou a CBDE pela realização do seminário.
– A proposta da Confederação Brasileira do Desporto Escolar, de realizar em seu país, um evento deste nível com pessoas que trabalham pelo crescimento do esporte nacional é de fundamental importância para que os alunos atletas de hoje, se tornem homens e mulheres bem sucedidos amanhã. Agradeço não só o convite na pessoa do presidente Antônio Hora, e de Robson Aguiar, cujo atuo junto na ISF, como também, aos participantes do seminário que foram simpáticos e alegres nesses dias de aprendizado e novas amizades.
O seminário terminou com a palestra dos fisioterapeutas Igor Borges e Jorginho Garcez, ambos de Sergipe, que falaram os desafios durante o atendimento aos atletas escolares nas competições esportivas da CBDE.
Ascom – Confederação Brasileira do Desporto Escolar