Por: Jesus Filho
Brasília – Entidades representativas do Desporto Escolar Nacional e Representantes dos Atletas se reuniram remotamente nesta sexta-feira (30), durante a Assembleia Geral promovida pela CBDE. O encontro contou com a presença do presidente Antônio Hora Filho que presidiu os trabalhos, e também de Robson Aguiar, vice-presidente da entidade.
Seguindo as regras de compliance dando transparência as decisões que são tomadas visando difundir a prática esportiva nas escolas, a cada três meses a CBDE é submetida a uma rigorosa auditoria que visa dar à sociedade e aos órgãos de controle respostas sobre o que é feito com os recursos públicos que a entidade gere.
Durante a reunião, representantes dos atletas e os presidentes das federações filiadas, aprovaram por unanimidade as contas da CBDE do exercício de 2020, fator que comprova o compromisso da entidade com a lisura e respeito pela coisa pública.
Ainda durante o encontro, outros temas também foram discutidos, como: a aprovação e revisão do estatuto da entidade; aprovação do orçamento deste ano; validação do relatório de atividades do ano vigente; e, também, a apresentação e aprovação do plano estratégico quadrienal 2021 a 2024.
Para a especialista em Governança e Processos da CBDE, Anne Affiune, os itens da pauta são temas tratados no Estatuto Social da Entidade, de competência exclusiva da Assembleia e cumprem o rito orientado pela legislação vigente. Affiune afirma ainda que as boas práticas de governança, que preveem que os órgãos coletivos das entidades, possuem o papel de participar da elaboração, execução e fiscalização das políticas esportivas e demais ações e aplicações financeiras promovidas pelas entidades.
Com o objetivo de atuar com zelo na importante tarefa de fomento e administração do desporto escolar no país, a CBDE segue prezando pela ética, transparência e integridade em todos os seus atos.
Ascom – Confederação Brasileira do Desporto Escolar