Por: Alexandra Alves
Tudo pronto para que a equipe brasileira escolar realize sua primeira participação no ISF U15 WORLD SCHOOL SPORT GAMES 2021” que é o novo Mundial Escolar Gymnasiade para atletas entre 13 e 15 anos de idade.
O Mundial é um evento multiesportivo que nesta primeira edição reúne 35 países em 14 modalidades esportivas e, 2500 participantes. Seu objetivo é criar um contexto único em competições esportivas escolares de alto rendimento que possui o olhar voltado para além do esporte levando também em consideração o desenvolvimento educacional, social e o intercâmbio cultural de seus participantes. A CBDE trouxe para Sérvia equipes em duas modalidades: futebol feminino e Wrestling.
“A CBDE está engajada em fortalecer estas duas modalidades esportivas que tem um grande potencial no país. O futebol, por sua tradição esportiva e a necessidade imediata de oportunizar mais espaço as meninas e o Wrestling, pelo potencial de crescimento e busca pela ampliação de sua prática nas escolas”, disse o presidente da CBDE, Antônio Hora Filho, que ainda destacou a política de equidade e justiça de gênero da entidade que reafirma o compromisso da CBDE de contribuir para a promoção da igualdade e oportunidade, com a eliminação de todas as formas de discriminação, possibilitando oportunidades de desenvolvimento pessoal e desportivo de forma igualitária para os atletas.
“Desenvolvemos e incentivamos projetos que valorizam e promovam a diversidade de gênero e étnica, bem como ampliem a participação de pessoas com deficiências, enquanto ações de combate à intolerância e que tornam o ambiente desportivo escolar mais inclusivo e diverso. Tais projetos contemplam, por exemplo, a participação nas competições nacionais de forma equitativa, ou seja, as delegações devem ser compostas por 50% de atletas do gênero feminino e 50% masculino, ” destacou Hora Filho.
Quem também está em Belgrado juntamente a delegação com a missão de observar os protocolos internacionais para aprimorar os eventos escolares promovidos pela CBDE é Anne Affiune, especialista de governança e gestão da CBDE que falou sobre planejamento estratégico e as ações de governança voltadas a adotar e fortalecer políticas institucionais sólidas para a promoção da igualdade de género e o empoderamento de todas as mulheres e meninas em todos os níveis da entidade.
“Com a política de gênero da CBDE, claramente, houve avanços consideráveis para as mulheres e meninas como: maior visibilidade e participação nos órgãos de colegiado da CBDE, com a garantia estatutária de participação feminina nos Conselhos de Administração e Fiscal; nos cargos de Diretoria; e, igualmente, na esfera administrativa e técnica. Soma-se à criação da Comissão Especial de Diversidade, encarregada de elaborar e propor política de igualdade, diversidade e inclusão, assim como buscar mecanismos de conscientização e sensibilização da sociedade, de forma que a inserção da diversidade no ambiente esportivo se torne cada vez mais natural e dinâmica.”
O Brasil inicia sua participação no Mundial com o futebol feminino no dia 13/09 onde enfrentará a França no FK Sinđelić às 13h30 (no horário de Brasília, 8h30). A equipe escolar de futebol está sob o comando dos professores David Jr (RS) e Rodrigo Coelho (SP).
O time brasileiro é formado pela atletas:
Eluiza Kavalek (SC) – goleira
Tayná Lima (SP) – lateral direita
Ana Beatriz Lopes (DF) – zagueira
Carolina da Silva (SP) – volante
Erica Gomes (PR) – lateral esquerda
Gabrielle Tomé (PR) – ponta
Livia Mendes (MA) – meia
Icyla Queiroz (SP) – atacante
Maria Vitória Sales (DF) – meia
Karolayne Batista (RS) – atacante
Lara Favoreto (DF) – goleira
Amanda Vital (SP) zagueira
Karoline Pavarin (PR) – lateral esquerda
Ana Beatriz Silva (RJ) – meia
Mariana Feitosa (SP) – volante/meia
Anna Clara Rocha (MG) – meia/atacante
Aline Bergamann (PR) -atacante
No Wrestling nossos atletas iniciam as lutas no dia 14/09 no, Hall Mladenovac, a partir das 10h na categoria Greco Romano. A equipe está comanda pelos professores Rafaela Santos (SP) e
Anderson Souza (AM).
A equipe do Wrestling é composta pelos atletas escolares:
Wilson Gabriel Soares – 68kg
Ryan Soares – 57kg
Wenzo da Silva – 52kg
Claudomir Jr – 62kg
João Pedro Moura – 48kg
Amanda Januário – 36kg
Laysla Barbosa – 58kg
Giovana Pimenta – 42kg
Stefany Calheiros – 66kg
Brenda Gomes – 50kg
Nesta segunda-feira (13) você acompanha Brasil x França no YouTube da CBDE clicando no endereço abaixo:
https://youtu.be/oh-Azs0S1EA
Correspondentes esportivos em Belgrado:
Alexandra Alves, Airton Lima (Queridão) e Marcus Cicarini.