Rio de Janeiro – A piscina da UNIFA, em Deodoro, Rio de Janeiro, se transformou em um palco de triunfos para o Brasil no primeiro dia das competições de natação da Gymnasiade 2023. Com uma performance impressionante e com apoio de uma torcida muito animada, a equipe brasileira garantiu a medalha de ouro, ao alcançar uma vitória dupla nos revezamentos 4×100, tanto no masculino quanto no feminino.
Um dos momentos que mais prendeu a atenção da torcida foi o revezamento 4×100 masculino. Em uma batalha acirrada, o time brasileiro formado pelos estudantes-atletas Pedro Henrique Medrado, Gabriel Abraão, Leonardo José da Silva e Henrique Soares Diaz enfrentou uma disputa emocionante contra a equipe da Inglaterra. A energia contagiante da torcida nas arquibancadas, porém, fez a diferença e ajudaram os brasileiros a se superarem a cada braçada e vencer os ingleses.
“O pessoal da torcida do Brasil é sensacional, mano! Sério, isso faz toda a diferença para a gente. Tipo, quando a gente tá ali na piscina, a vibração da torcida é como uma força extra, dá uma adrenalina. A gente passou por paradas difíceis com o time, mas a energia que recebemos da galera, mano, faz tudo valer a pena. A gente se esforça, rala mesmo, mas quando a torcida tá com a gente assim, é só felicidade!”, ressaltou o estudante-atleta Pedro Medrado.
Para delírio da torcida brasileira, e estrangeira a favor do Brasil, a disputa também foi grande no revezamento 4×100 feminino. O time formado por Lara Capodifoglio, Joice Otero, Ana Júlia Aguiar e Sophia Isidoro assegurou a medalha de ouro nos últimos metros da piscina, em uma performance que combinou habilidade e cooperação. A cada virada, e até o último centímetro, a equipe brasileira brigou com as rivais pela primeira colocação.
“Nós estávamos superunidas para encarar essa prova, afinal, era a nossa primeira vez representando o Brasil. A energia estava lá em cima, a gente estava animadíssima e cheia de felicidade para dar o nosso melhor nessa piscina. Só quero agradecer de coração a Deus, à minha família e ao meu treinador por essa medalha incrível”, disse Lara Capodifoglio que na sequência foi complementada por sua companheira Sophia Isidoro
“Eu estou numa felicidade que não cabe em mim! Pensa só, nunca tinha nadado ao lado de gente de outros países, e agora tive a honra de cair na água representando o Brasil e ainda ganhar essa medalha aqui no nosso país. É sensacional!”
Provas individuais
Além dos revezamentos, outros atletas brasileiros também brilharam nas provas individuais. Pedro Henrique Medrado garantiu a medalha de bronze nos 400 metros medley, demonstrando sua habilidade e resistência nessa prova desafiadora. Sophia de Andrade Isidoro mostrou sua destreza ao alcançar o terceiro lugar na prova de 50 metros peito, enquanto André Lopes Filho conquistou a medalha de bronze na competição de 100 metros costas.
Na para natação, Yuri Angelo celebrou a conquista da medalha de prata na prova de 50 metros peito, na categoria classe S9, realçando seu talento e determinação. Alessandra de Oliveira também brilhou ao se destacar na prova de 50 metros peito, adicionando mais um feito à jornada de sucesso da equipe brasileira de para natação.
As competições de natação da Gymnasiade 2023 continuam hoje, dia 22 de agosto, e prometem mais emoções, performances espetaculares e muita festa na piscina da UNIFA, em Deodoro.
Por: Diego Lopes/Reinaldo Cisterna/Mariana de Sá/Givaldo Batista