Gymnasiade volta ao Brasil, após uma década, com expectativa de ser a maior da história

Foto: Guilherme Taboada/CBDE

Rio de Janeiro / RJ – A cidade do Rio de Janeiro, mais uma vez, será sede de um evento poliesportivo mundial, a ISF U15 Gymnasiade 2023. O Campeonato Mundial do Desporto Escolar, escolheu a cidade maravilhosa para ser o palco das próximas gerações de campeões. Entre os dias 19 e 27 de agosto mais de 1400 estudantes-atletas, de até 15 anos, vindos de mais de 40 países, irão escrever os próximos capítulos da história do desporto mundial.

Organizada pela Federação Internacional do Desporto Escolar – ISF em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Escolar – CBDE, a segunda edição brasileira da Gymnasiade contará com 18 modalidades e será dividida nas sedes cariocas do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, Arena da Juventude, em Deodoro, Universidade da Força Aérea (Unifa), e Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), ESEFEx e FLONA.

A primeira edição do evento no Brasil ocorreu em 2013, na capital federal, Brasília, na categoria SUB 18, sendo essa edição 2023 destinada para categoria SUB 15.

Com expectativa de campanha histórica, a delegação brasileira será a maior da competição com mais de 409 membros. Na sequência, vem a China que terá mais de 200 componentes, e Chile, como a terceira maior equipe, com 164 membros. Ainda nas Américas, Estados Unidos encerra a lista ao enviar 122 inscritos.

O Presidente da CBDE, Antônio Hora Filho, ressaltou que o evento tem grande relevância para diversos setores sociais e vem destacar o desenvolvimento do Brasil no desporto escolar. “Além de movimentar a economia e estimular o esporte nas escolas, realizar após dez anos, mais uma edição na Gymnasiade no Brasil, consolida um trabalho que vem sendo realizado apostando no diálogo governamental. Não à toa estamos entre as principais potências esportivas do mundo e tenho absoluta certeza que o Rio de Janeiro receberá as delegações de braços abertos e que todos terão uma inesquecível experiência”.

Foto: Guilherme Taboada/CBDE

Além das tão aguardadas competições, a Gymnasiade conta com outras atividades de integração social entre as delegações, que geram grande expectativa entre os participantes e são tão importantes quanto as próprias práticas desportivas.

Voltados para o desenvolvimento escolar, serão realizadas palestras e cursos em diversos setores, que vão de desenvolvimentos desportivos ao humano. Objetivando o retorno social, a Gymnasiade irá oferecer cursos para professores da rede pública de ensino das redes municipal e estadual do Rio de janeiro, com atividades on-line e presenciais.

O evento também contará com a “Fun Zone” que contém programações diárias de entretenimentos. Além de passeios guiados pela cidade que incluirão visitas as praias e museus, do especial Dia Cultural e também da Noite das Nações que é quando as delegações participantes expõem objetos típicos das culturas de seus países para trocas e intercâmbio.

A maior competição mundial do desporto escolar é uma realização conjunta da CBDE e ISF, com apoio do SESC Rio; da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ); do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio de Secretaria de Estado de Esporte e Lazer; e do Governo Federal, através do Ministério do Esporte.

 

Modalidades da Gymnasiade sub-15 2023:
Atletismo; Badminton; Basquete 3×3; Boxe; Caratê; Dança Esportiva; Esgrima; Ginastica Artística; Ginástica Rítmica; Judô; Orientação; Natação Paralímpica; Natação; Tênis de Mesa; Taekwondo; Tiro com Arco; Wrestling; Xadrez.     

Por: Mariana de Sá

Pular para o conteúdo