Presidente da CBDE se reúne com os chefes de delegação do Gymnasiade 2023

Foto: Filipe Pereira/CBDE

Aconteceu na manhã deste domingo (20), na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro, a reunião técnica entre o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho com os chefes de 45 delegações (países) que vão disputar a Gymnasiade 2023, que terá sua abertura oficial hoje às 19h30, no mesmo local.

A reunião foi para abordar assuntos técnicos da competição, países, locais, modalidades, pontos turísticos e culturais do Rio de Janeiro.

O presidente da Federação Internacional do Desporto Escolar(ISF), o francês Laurent Petrynka também deu as boas-vindas aos chefes de delegações.

“Graças ao empenho de todas as partes interessadas, e ao trabalho árduo do CBDE, esta segunda edição do Sub-15 Gymnasiade2023 promete ser um evento esportivo e educacional grandioso para nossos jovens atletas fortalecer a missão ISF, expandindo a educação através do esporte, capacitando jovens pessoas de todo o mundo para se unir, num espírito de igualdade, respeito e fair play para participar da experiência de uma vida melhor”, destacou ele.

Foto: Filipe Pereira/CBDE

Durante sua fala, o presidente Antônio Hora, deu as boas-vindas, a todas delegações e autoridades do mundo esportivo presentes.

Hora ressaltou durante a reunião a presença de 45 países, dos cinco continentes, com uma miscigenação cultural muito grande. “Nós temos países de cultura fechada, como alguns países árabes, e temos países latinos, com cultura mais aberta, por exemplo, o Chile, a Argentina, o Uruguai. Mas essa reunião é muito importante”, comentou.

O presidente da CBDE destacou ainda o elo de ligação entre a organização e seus participantes destacando as belezas naturais, as instalações esportivas de primeiro mundo, que aguardam os competidores.

“O mais importante é que eles retornem aos seus países com a certeza que o que Brasil tem de melhor é o povo brasileiro. É esse calor humano, típico do brasileiro que sabe receber bem. A competição esportiva fica em segundo plano. Claro que quando a bola rola, como se diz popularmente, tudo muda. Mas aqui nós não podemos esquecer que fazemos esporte educacional”.

Hora explicou também que no esporte educacional não são apenas desportistas, “somos educadores”. “Estamos trabalhando para proporcionar um mundo melhor para as próximas gerações”.

Abertura

Em relação à expectativa da abertura da Gymnasiade 2023, o presidente disse que será um momento ápice, porque o evento contará com a presença da Ministra  do Esporte do Governo Federal, Ana Moser, de muitos deputados federais que vão se deslocar de vários lugares do país para prestigiar a abertura da Gymnasiade, além de  presidentes de várias federações estaduais.

“Nossa expectativa é que teremos diversas autoridades políticas e esportivas. Será um grande show de abertura e pela satisfação que os chefes das delegações demonstram em estar aqui no Parque Olímpico, a gente tem certeza que será um momento mágico”, finalizou.

Além dos chefes de delegações de 45 países, estiveram presentes, na mesa principal, o vice-presidente da CBDE, Robson Aguiar, o vice-presidente e delegado da ISF,  Youssef Belgmasmi, o vice-presidente da ISF, Sofhie Bordet e o Secretário Geral da ISF, Hrvoje Custonja.

Foto: Filipe Pereira/CBDE

A maior competição mundial do desporto escolar é uma realização da ISF, junto com a CBDE, com apoio do SESC Rio; da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ); do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio de Secretaria de Estado de Esporte e Lazer; da Prefeitura do Rio; e do Governo Federal, através do Ministério do Esporte.

Por:  Reinaldo Cisterna / Mariana de Sá / Diego Lopes / Givaldo Batista

Pular para o conteúdo