Com a presença da mascote oficial da Gymnasiade 2023, o papagaio Rio, a Fun Zone foi aberta oficialmente na noite desta segunda-feira (21) pelo presidente da Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), o francês Laurent Petrynka e o presidente da CBDE, Antônio Hora Filho durante a cerimônia do corte da fita no espaço.
Logo após, a cerimônia, os estudantes-atletas subiram ao palco e aí virou festa e muita integração entre os povos. O Espaço Fun Zone contém programações diárias de entretenimentos.
Para o presidente da CBDE, foi um momento especial na Gymnasiade, a inauguração oficial da Fun Zone, que é uma área destinada aos jovens para que eles possam se divertir, trocar experiências e desestressar um pouco da competitividade do esporte.
“Os estudantes-atletas passam o dia competindo e nos horários que não estão nas arenas estão aqui nessa área, onde a gente esquece as disputas esportivas e promove uma grande integração, e é o momento que eles crescem como seres humanos”, ressaltou o presidente afirmando que o mais importante são as experiências vividas e as trocas de experiências.
“Isso aqui é o esporte educacional fazendo a sua parte, contribuindo para o desenvolvimento humano, contribuindo para a inclusão social e para que nós tenhamos uma sociedade melhor. Não poderia ter momento mais especial na Gymnasiade”.
O secretário-executivo estadual de Esporte e Lazer de Sergipe, Washington, o Coração Valente destacou a importância da inauguração da Fun Zone afirmando que o espaço é muito bacana, e principalmente ver essa participação, essa alegria dos meninos, dos adolescentes, primeiro por fazer um esporte e disputar uma grande competição,
“Acho que é sempre um grande prêmio, independente do resultado ou não. E agora é esse momento aqui, onde todos se reúnem e tem a troca de relacionamento um com o outro, criando uma grande amizade. Eles vão levar, pode ter certeza, para o resto da vida deles, como vida de atleta e também como cidadão, que é o mais importante, comentou ex-jogador de futebol.
A responsável pela parte de entretenimento e da área artística de dança da Fun Zane, Gabriela Continelli disse que a interação dos estudantes-atletas de vários países está sendo muito contagiante, pois a arte é uma linguagem mundial, principalmente a dança.
“O espaço vem ajudando meninos e meninas a se aproximar. O pessoal do continente asiático tem participado e inclusive conhecendo as músicas e danças brasileiras. É algo que está assim bem popularizado com a galera do mundo todo” destacou.
A maior competição mundial do desporto escolar é uma realização conjunta da CBDE e ISF, com apoio do SESC Rio; da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ); do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio de Secretaria de Estado de Esporte e Lazer; e do Governo Federal, através do Ministério do Esporte.
Por: Reinaldo Cisterna / Diego Lopes / Givaldo Batista / Mariana de Sá