Rio de Janeiro – Depois de longas viagens, seja de países ou estados para chegar ao Rio de Janeiro, e de disputas de partidas nos últimos dois dias de competição na Gymnasiade 2023, nesta quarta-feira (23), foi um dia especial de descanso das atividades, mas de um Dia Cultural com passeios por lugares exuberantes da Capital Maravilhosa.
Após a saída do Parque Olímpico e dos hotéis, onde estão hospedadas as delegações, o primeiro itinerário foi a visita em frente ao Estádio Mário Filho, o Maracanã. Os dirigentes, estudantes-atletas tiveram a oportunidade de tirar fotos, fazer vídeos, selfs em frente ao estádio. Era visível a alegria dos visitantes. Alguns comentários de dirigentes estrangeiros” nossa isso aqui é fantástico. Aqui que Pelé fez história. É muito especial ver este Templo do Futebol, mesmo que seja daqui de fora”.
Depois a caravana seguiu para a Praia a Vermelha, localizada aos pés do Pão de Açúcar. Lá os estudantes-atletas também tiraram lindas fotos e até pisaram na areia. O calor naquele momento era em torno de 40 graus.
E o encerramento teve ainda passagem pela Praia de Copacabana e do Leme. Os visitantes puderam ficar próximo do mar e pisar na areia. Um dia inesquecível para quem compartilhou este dia cultural da Gymnasiade, Já nesta quinta-feira (24), os estudantes-atletas retornam às competições da Gymnasiade em suas 18 modalidades.
A maior competição mundial do desporto escolar é uma realização da ISF, junto com a CBDE, com apoio do SESC Rio; da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ); do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio de Secretaria de Estado de Esporte e Lazer; da Prefeitura do Rio; e do Governo Federal, através do Ministério do Esporte.
Por: Reinaldo Cisterna/ Diego Lopes/ /Mariana de Sá/Givaldo Batista