Brasil conquista quatro ouros no karatê e encanta a torcida na Arena da Juventude

 

Em uma emocionante disputa nos tatames da Arena da Juventude, em Deodoro, Rio de Janeiro, o Brasil demonstrou seu poder no Karatê e conquistou quatro medalhas de ouro, na Gymnasiade 2023. Sob os aplausos da torcida, os estudantes-atletas não esconderam a felicidade com a conquista do título na maior competição esportiva escolar do mundo. 

 

“Esse país é gigante pela sua própria natureza e é incrível estar aqui representando ele. É uma experiência insana que a CBDE proporciona para nós atletas. Vem gente de todos os cantos do mundo para chegar aqui e dar o máximo. Fico feliz que eu  tenha conseguido essa medalha e esse título tão esperado. É título, mundial né? Muito bom poder dizer que sou campeão do mundo escolar”, disse empolgado Angelo Filho, medalha de ouro, no Kata, sub 15.  

 

Outro que brilhou no lugar mais alto do pódio foi o mineiro Criuz Vitor Ferreira, na modalidade Kumite (combate). O brasileiro venceu a luta contra o estudante-atleta Fidel Koji, dos EUA, e  conquistou a tão almejada medalha de ouro. Na categoria -52kg, não foi diferente.  Em uma disputa acirrada, o brasileiro Jorge de Almeida  derrotou o chinês WEI AOHANG e garantiu mais uma medalha de ouro para o Brasil, na Gymnasiade 2023

 

Entre as mulheres, a capixaba Helen Tatagiba demonstrou sua destreza e habilidade ao conquistar a medalha de ouro na categoria Kata feminino. Com uma performance impecável, ela contribuiu para o brilho do país na competição.

 

“O campeonato está sendo tudo muito perfeito para mim e eu não tenho do que reclamar de verdade. Estou muito feliz, meu trabalho, todos os meus treinos, deram resultado e estou feliz demais por isso.”, destacou Helen, jovem promessa do Karatê campeã brasileira escolar nos Jogos Estudantis Brasileiros (JEBs) e campeã brasileira de karatê CBK, em 2022 

 

A Gymnasiade acontece no mesmo palco dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Além do Karatê, a competição inclui  diversas modalidades esportivas como atletismo, badminton, basquete 3×3, boxe, dança esportiva, esgrima, ginástica artística e rítmica, judô, orientação, natação, tênis de mesa, taekwondo, tiro com arco, wrestling e xadrez.

 

Pular para o conteúdo