Chinesa e armênio levam o ouro no xadrez e brasileiros faturam o bronze na Gymnasiade

Rio de Janeiro – A chinesa Tianyu Jiang e o armênio Edgar Andreasyan foram os campeões da modalidade de Xadrez na Gymnasiade 2023 e conquistaram, respectivamente, a medalha de ouro da competição, que foi encerrada na última sexta-feira (24), nas dependências do Centro Olímpico de Tênis do Parque Olímpico do Rio de Janeiro.

Competição
No xadrez feminino, a medalha de ouro ficou com a chinesa Tianyu Jiang e a compatriota Chuqiao Wang conquistou a prata. Já a medalha de bronze ficou com a brasileira Clara Dias e Mariana Nara Santana da Costa, terminou na quarta colocação.

No xadrez masculino, o ouro ficou com estudante-atleta da Armênia Edgar Andreasyan, assim como a medalha de prata, o compatriota Gagik Navoyan. A medalha de bronze foi conquistada pelo brasileiro Heitor Fraga Carneiro.

Avaliação
O professor Michael da Costa, de Santa Catarina, foi quem conduziu a equipe brasileira da nova geração do xadrez no maior evento escolar do Mundo, a Gymnasiade.
“Chegamos a última rodada com dois atletas lutando pela medalha de ouro, e os demais com chances reais de pódio. Não veio o ouro, mas duas medalhas de bronze”, comemorou o professor acrescentado que estava feliz pelos resultados, pois a equipe da nova geração lutou com garra e conquistou duas medalhas em uma competição internacional, que é um feito de suma importância para modalidade.

Por: Reinaldo Cisterna/ Mariana de Sá/Diego Lopes/Givaldo Batista

 

Pular para o conteúdo