Na Arena da Juventude, em Deodoro, um turbilhão de garra, técnica e vitórias ecoou durante a Gymnasiade 2023. Sob aplausos e gritos da torcida, os estudantes-atletas do Brasil deram um show em seus combates e conquistaram no Judô, 15 medalhas, sendo 11 de ouro.
Na categoria +63 kg, Jasmine de Lima fez um bom combate contra a chinesa Qila Sa e faturou a medalha de ouro. Muito emocionada com a sua conquista, a estudante-atleta de São Paulo não escondeu a emoção e o orgulho de estar no lugar mais alto do pódio.
“Estou muito orgulhosa. Muito feliz de estar aqui, com as minhas lutas, depois de tudo que passei para competir. É muito bom chegar aqui, lutar, ver que todo o meu treinamento, tudo o que eu passei valeu a pena. Eu to emocionada, colocando toda hora a mão nessa medalha, eu fico apertando e olhando muito pra ela. Até o sensei colocar a medalha no meu pescoço eu ainda não estava acreditando. Foi algo único, eu senti a medalha no peito e me veio a cabeça que eu finalmente consegui”, contou a judoca com os olhos marejados.
Para alegria da torcida presente, Manuela Maia, na categoria -52kg, Henrique Sena (+66kg) e Luiz Cardoso (-66kg), Laryssa Fonseca (-57kg), também tiveram boas performances no tatame e conquistaram o ouro. Nas categorias de peso mais baixo, Fernando Matsuda (-60kg), Ian Cruz (-42kg), Gabriel Cruz (-46kg) e André Dodero (-50kg) reafirmaram a supremacia brasileira em Deodoro. A piauiense Jeissiara Vidal conquistou a medalha de ouro na categoria -36kg. A estudante-atleta falou sobre a emoção de estar lutando no mesmo palco que aconteceram os Jogos Olímpicos do Rio 2016.
“Posso dizer que é simplesmente incrível. Viajei todo o caminho de Teresina, no Piauí, e agora estou aqui, exatamente onde aconteceram os Jogos Olímpicos de 2016. É muito bom, inspira muito a gente, sabe? E, depois desse título na Gymnasiade, meu foco é vencer muitos outros campeonatos pela frente. Quero agradecer a todos por estarem aqui comigo nesse momento”, afirmou Jessiara Vidal.
E não parou por aí, Anna Barbosa adicionou mais uma conquista ao conquistar a medalha de prata na categoria -63kg, provando que cada combate foi uma batalha de determinação.
A jornada do Brasil para o ouro também abraçou as categorias mais leves. Sara Resende conquistou a prata na categoria -40kg, enquanto Juliana Yamazaki e Lavínia Ygaki subiram ao pódio com medalhas de ouro nas categorias -44kg e -48kg, respectivamente.
As disputas da Gymnasiade 2023 chegaram ao seu fim neste sábado, dia 26 de agosto. A festa de encerramento da maior competição de desporto escolar do mundo acontece, às 19h30, na Arena 1, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro.
Por: Mariana de Sá/Reinaldo Cisterna/Diego Lopes/ Givaldo Batista