Por: Bê Viana e Mariana de Sá
No período de 27 de outubro a 9 de novembro, Brasília será Capital dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s). Anfitriã, novamente, depois que sediou há 19 anos atrás, a edição dos JEB’s de 2004, a cidade recebe, mais uma vez, o maior evento escolar esportivo do Brasil. O exemplar deste ano dos jogos apresenta grande diferencial e demonstra sua grandiosidade ao bater recorde de participação: são 6.714 pessoas contra 5.600, em 2022.
Um total de 19 subsedes vão abrigar disputas junto com do público expectador. Estudantes-atletas de 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, com idades entre 12 e 14 anos, se enfrentam em provas de 18 modalidades coletivas e individuais, incluindo uma modalidade paradesportiva. Duas modalidades de demonstração (esgrima e curling) serão apresentadas e experimentadas pelos participantes, durante atividades no Centro de Convivência dos JEB’s.
As modalidades disputadas são: Atletismo, Atletismo Adaptado, Badminton, Basquete, Ciclismo, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Natação, Taekwondo, Tênis de Mesa, Vôlei, Vôlei de Praia, Wrestling e Xadrez. Este ano, Curling e Esgrima, são modalidades demonstrativas.
Subsedes:
Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB); Associação dos Empregados da Ceb (ASCEB); Associação dos Servidores do Banco Central (ASBAC); Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF); Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (ASCADE); Centro Olímpico (Samambaia); Centro Integrado de Ed. Física (CIEF); Centro de Convenções Ulisses Guimarães; Clube Vizinhança (Asa Sul); Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército Brasileiro (CSSEB); Colégio Fátima; Colégio Marista (Asa Sul Maristão); Colégio Marista (Asa Sul Maristinha); Colégio Mackenzie; Comando Militar do Planalto (CMP); Ginásio poliesportivo Cruzeiro Novo; Instituto Federal de Brasília (IFB); Parque da Cidade; Associação dos Servidores da Eletronorte (ASEEL); Universidade de Brasília – Centro Olímpico (UnB).