A medalhista olímpica de basquetebol e atual secretária Nacional de Alto Desempenho, do Ministério do Esporte, Marta de Souza Sobral, classificou como execelente o atendimento da estrutura de alimentação do Restaurante Central, oferecida aos participantes dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s).
Marta chegou à subsede esportiva na Ascade, na segunda-feira (6.11), justamente no horário do almoço, ocasião em que ela conversou com estudantes-atletas e equipes técnicas de 26 estados e do Distrito federal presentes. Pelo que vejo está tudo organizado e gostoso. Os pais das crianças que estão aqui, jogando, podem ficar tranquilos”, assegurou.
Para a secretária nacional o esporte e a educação precisam andar de mãos dadas em todas as escolas brasileiras. “Foi por isso que o Ministério do Esporte elaborou um projeto bem bacana para atender todos e todas aqui, nos JEB’s. Os participantes sem distinção, (estudantes-atletas, equipes técnicas) estão muito felizes e é isso que nossa pasta quer”, revelou. Em seguida brincou: O JEB’s são só sucesso e alegria”.
Com relação ao aumento do número de estudantes-atletas mulheres nos JEBs, este ano foram registrados 2.757 da categoria feminino contra 2.676 do masculino. Para Marta Sobral trata-se de um resultado positivo, em que a força feminina está chegando no lugar que sempre mereceu, “apesar de vivermos num país onde impera o preconceito em relação a todos os gêneros”.
Bater recorde é, para Marta, e sempre foi, uma atividade normal na agenda feminina. Hoje pe comum exitir lideranças femininas em vários setores da sociedade como mulheres governantes de estados, de municípios, nos JEB’s. “Isso é normall para nós mulheres mas a gente não tem que se contentar com isso. Temos que lutar por uma coisa que é direito nosso de estar, fazer e querer do jeito que bem quiser”, garantiu.