CBDE se consolida como referência em Governança e fortalece laços internacionais

O presidente Antônio Hora Filho esteve em Lausanne, Suíça, acompanhado pelo vice-presidente Robson Aguiar e pelo diretor financeiro José Maria Santucci. A cidade sedia o complexo Maison du Sport International que abriga mais de 30 federações esportivas internacionais, incluindo a ISF, e é reconhecida como a capital mundial do esporte.

A missão teve como objetivo realizar um diagnóstico da sustentabilidade financeira da Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) com a perspectiva de elaborar um projeto de reestruturação administrativa. O modelo proposto será inspirado nas boas práticas implementadas pela CBDE no Brasil,
que se destacam por governança eficiente, transparência e compliance. “O diagnóstico realizado aponta caminhos importantes para a sustentabilidade financeira da ISF. Nosso objetivo é compartilhar a experiência de sucesso da CBDE, que tem gerado resultados sólidos no desporto escolar brasileiro”, afirmou o diretor financeiro José Maria Santucci.

Segundo a diretora de governança Anne Afiunne, a entidade CBDE fundamenta sua atuação em pilares estratégicos que abrangem Educação e Cultura, Gestão, Desenvolvimento Esportivo e Inclusão. ”Acreditamos que o esporte é uma ferramenta essencial para o aprendizado e a inclusão dos estudantes. Sua gestão é pautada pela transparência e ética, com uma estrutura colaborativa que assegura decisões compartilhadas. Nosso foco é no desenvolvimento técnico dos jovens, capacitando e promovendo eventos para revelar talentos, sempre com ênfase na equidade de gênero e inclusão. A inclusão esportiva é um valor fundamental, garantindo oportunidades para todos, independentemente de suas origens. Esses princípios orientam a elaboração de um projeto que será apresentado à ISF, com o objetivo de fortalecer a estrutura administrativa da entidade e contribuir para sua sustentabilidade a longo prazo, alinhando-se a melhores práticas internacionais e gerando impacto positivo no esporte escolar”, explica.

Durante a passagem por Lausanne, a comitiva aproveitou para realizar uma visita extraoficial ao Comitê Olímpico Internacional (COI). O encontro foi uma oportunidade para fortalecer conexões estratégicas com stakeholders e ampliar o networking, ações fundamentais tanto para a ISF quanto para a CBDE. Antônio Hora Filho, que também é vice-presidente da ISF, concluiu recentemente o concorrido Master Executivo em gestão pelo COI, em parceria com a Universidade de Lleida, na Espanha. Durante a visita, ele também explorou o prédio do Controle Internacional e o Museu Olímpico, reforçando o alinhamento internacional da entidade. “Nosso trabalho vai além das medalhas. Buscamos construir uma base sólida de governança para que o esporte escolar brasileiro continue crescendo e sendo referência mundial”, ressaltou.

Nos próximos meses, Antônio Hora Filho apresentará a proposta ao comitê de gestão e ao comitê executivo da ISF. A CBDE não apenas conquistou o topo do ranking geral de medalhas nas categorias sub-15 e sub-18 da Gymnasiade, como também se consolidou como o país que mais sedia eventos internacionais e que leva o maior número de estudantes-atletas para competições globais.

“Os pilares de governança estabelecidos pela CBDE são fundamentais para a proposta que será apresentada à ISF”, destacou o vice-presidente Robson Aguiar. Com mais essa iniciativa, a CBDE consolida sua posição como referência em governança esportiva e sustentabilidade institucional, tornando se um modelo de gestão por excelência no cenário esportivo internacional.

Pular para o conteúdo