Texto: Wesley Soares
Brasília- Giba (padrinho da CBDE), esteve na manhã dessa quarta-feira (14/10), na sede da Confederação Brasileira do Desporto Escolar – CBDE.
Recepcionado pelo presidente Antônio Hora Filho, pelo vice-presidente Robson Aguiar e acompanhado pelo presidente da Federação do Desporto Escolar do Paraná, Clésio Prado, fizeram uma reunião técnica para discutir sobre a organizaçãodo Campeonato Mundial Escolar de Voleibol. Logo após a publicação do calendário de competições de 2021 pela International School Sport Federation – ISF, confirmando a realização dos campeonatos mundiais escolares. Dentre eles ocampeonato de voleibol, que será realizado em Foz do Iguaçu,no próximo ano.
Ainda em Brasília, durante sua visita, Giba foi convidado pelo Secretário Especial do Esporte, Marcelo Magalhães, para ser o padrinho dos Jogos Escolares Brasileiros, JEBs 2021.
O ex-jogador de vôlei, que já foi um atleta escolar, atuava na posição de atacante de ponta e conquistou os principais títulos pela Seleção Brasileira, desde as categorias de base à principal, sendo oito vezes medalha de ouro na Liga Mundial, tricampeão mundial e ouro olímpico em 2004 e prata em 2008 e 2012. Em toda sua trajetória Giba leva como ensinamento o trabalho em equipe. “O Voleibol é um esporte individual e totalmente coletivo, precisamos viver em sociedade, é o que o esporte deu como premissa na minha vida.”
O presidente Hora afirma que Giba é a melhor escolha. Por toda sua trajetória, ele é exemplo para os nossos jovens que o tem como referência no mundo do esporte escolar. “O Giba foi descoberto em competições escolares, e dessas competições escolares surgiu esse grande atleta. Ele é um exemplo claro de que a massificação do esporte escolar além de contribuir para a formação integral do indivíduo e para o desenvolvimento humano, também possibilita o surgimento de atletas com potencial olímpico como no caso dele. A CBDE e o JEBs só têm a agregar a chegada do Giba como padrinho do evento.”
A retomada dos Jogos Escolares Brasileiros, que se tornaram referência nacional possibilitará que os atletas escolarestenham a oportunidade de vivenciar um intercâmbio esportivo nacional, colocar em prática os valores e o espírito esportivo. Entre os objetivos dos JEBs estão: fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos, possibilitar a identificação de talentos esportivos nas escolas; contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania por meio do esporte; e garantir o conhecimento do esporte de modo a oferecer mais oportunidade de acesso à prática do esporte estudantil.
Para Giba essa é uma experiência única e um feito muito importante. “É uma honra poder trabalhar ao lado do presidente da CBDE, Antônio Hora e do presidente da Federação do Desporto Escolar do Paraná – FDEPR, ClésioPrado, que juntos estão trazendo o mundial de vôlei para o Estado do Paraná. É um orgulho maior ainda ser o padrinho e estar junto nesse grande evento.” Sobre o retorno dos JEBs Giba acredita que é o melhor momento para descobrir novos talentos. “Estou feliz com a volta dos JEBs, suspensos desde 2004, é muito importante a realização dos Jogos para que sejam revelados novos talentos em todos os esportesbrasileiros.”
Giba deixa ainda, uma mensagem de motivação para os jovens atletas: nunca deixem de estudar, esportistas de sucesso não abandonam seus estudos e nunca desistam dos seus sonhos pois só você pode conquistá-los.