Rio de Janeiro / RJ – O chefe da delegação brasileira e Secretario Especial da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), de Alagoas, Charles Hebert, disse que é uma honra poder comandar a equipe brasileira durante a disputa do ISF U15 Gymnasiade 2023.
A Gymnasiade 2023 acontece no Rio de Janeiro, entre 19 e 27 de agosto, e reunirá mais de 1.400 competidores de 46 países. A abertura oficial ocorrerá neste domingo, às 19h30, na Arena Carioca 1.
“Participar do Gymnasiade é um desafio muito grande, uma missão muito honrosa, ao qual eu agradeço a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), nas pessoas do presidente Antônio Hora Filho, do seu vice-presidente, Robson Aguiar e toda a equipe que faz parte da CBDE”, destacou Herbert.
Segundo ele, vive uma expectativa muito grande do Brasil conquistar bons resultados. “Esta é a primeira vez que estou participando como chefe de delegação de um evento internacional. Então isso gera uma expectativa de aprendizado, de busca de conhecimento, de busca de interação, principalmente com esses grandes profissionais que fazem o esporte escolar aqui no nosso país e, quiçá no mundo” ressaltou o comandante.
Chances do Brasil
Para Charles Herbert, as chances do Brasil são imensas devido ao grande trabalho que é feito no esporte escolar, no Brasil, por todas as federações de todos os estados e, principalmente, pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), que vem crescendo e avançando a cada ano nas grandes competições como os Jogos Escolares Brasileiros (Jeb´s), que retornou ao Brasil depois de vários anos. “Então o Brasil tem chances imensas de sair da competição com grandes conquistas”, finalizou.
Vale destacar que as competições terão entradas gratuitas, e serão disputadas nas instalações onde foram realizados os Jogos Olímpicos Rio2016.
Ao todo serão disputadas 18 modalidades como: Atletismo, Taekwondo, Judô, Karatê, Boxe, Wrestling, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Dança Esportiva, Tiro com Arco, Badminton, Tênis de Mesa, Basquete 3×3, Orientação, Xadrez, Esgrima e Natação. Os paratletas participarão das disputas da Paranatação.
Locais dos jogos
O maior evento mundial escolar será disputado no Parque Olímpico da Barra; no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan); na Escola de Educação Física do Exército (ESEFEx), na Urca; na Universidade da Força Aérea (Unifa), em Sulacap; e na Arena da Juventude, em Deodoro.
A Gymnasiade é uma realização conjunta da CBDE e ISF, com apoio do SESC Rio; da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ); do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio de Secretaria de Estado de Esporte e Lazer; e do Governo Federal, através do Ministério do Esporte.
Por: Reinaldo Cisterna / Diego Lopes / Mariana de Sá / Givaldo Batista