Rio de Janeiro – No segundo dia (22), da ISF Gymnasiade 2023, o Brasil manteve seu destaque no atletismo e acumulou mais conquistas, repetindo a marca de 10 medalhas, alcançada na estreia. A delegação brasileira demonstrou um ótimo desempenho em diversas provas e levou para casa 5 medalhas de ouro.
Na categoria Sub-15, Beatriz Camargo brilhou ao conquistar a medalha de ouro nos 100m com Barreiras, enquanto Isadora Levinski e Gabriel Tenorio Leite se destacaram com medalhas de prata no Salto em Altura e Arremesso de Peso, respectivamente. Pietro Pereira Silva garantiu uma medalha de bronze no Arremesso de Peso, completando o sucesso da equipe brasileira nessa faixa etária.
“Foi realmente incrível, uma experiência muito única. Conquistar essa vitória aos treze anos tornou tudo ainda mais especial e maravilhoso para mim. Estou extremamente feliz e emocionada. Gostaria também de dedicar essa conquista ao meu pai, que está no céu, assim como à minha mãe e aos meus dedicados treinadores”, disse a estudante-atleta Isadora Levinski que alcançou no salto de altura de 1,59 metros.
Na categoria Sub-18, a supremacia brasileira persistiu. Alberto Rodrigues trouxe mais um ouro ao país no Arremesso de Peso masculino, juntamente com Pietra Campbell, que alcançou o topo do pódio nos 100m com Barreiras feminino. Maria Eduarda de Oliveira elevou o orgulho nacional com uma medalha de ouro no Salto em Altura, enquanto Julian Nunes se destacou nos 400 metros, assegurando mais um ouro para o Brasil. Paulo Henrique Oliveira e Vinicius de Brito contribuíram com medalhas de prata no Salto em Distância e nos 110m com Barreiras, respectivamente, consolidando a notável performance da equipe brasileira nessa categoria.
“Eu fiquei muito feliz em me tornar a campeã mundial dos jogos escolares. Era uma marca que eu vinha buscando há algum tempo. Tentei conquistá-la no Brasileiro sub 18, mas não consegui. Aqui, finalmente, consegui atingir essa marca e espero continuar melhorando cada vez mais. Sim, eu estava determinada a bater o recorde, mas Infelizmente, desta vez não deu certo, mas estou confiante de que vou quebrar o recorde no Ibero-Americano”, destacou a estudante-atleta Maria Eduarda de Oliveira, ouro no salto em altura.
As provas de atletismo da Gymnasiade 2023 continuam nesta quinta-feira (24), trazendo consigo promessas de emoção, performances espetaculares e muita animação na pista do UNIFA, em Deodoro. Com o Brasil se destacando, há boas perspectivas de conquistar ainda mais medalhas e proporcionar momentos incríveis aos espectadores.
Por: Diego Lopes/Reinaldo Cisterna/Mariana de Sá/Givaldo Batista